START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

bicccc

Ciclismo: Conheça os Cuidados e Benefícios

Boa parte dos brasileiros aprende a andar de bicicleta ainda na infância. Já adultos, muitos infelizmente acabam abandonando a atividade, que traz diversos benefícios para o sistema cardiorrespiratório, além de ser mais vantajosa que outros esportes, por conta do baixo impacto.

Outras Vantagens

O ciclismo também é uma excelente atividade aeróbica, pois gera perda de peso e auxilia no equilíbrio da pressão e dos níveis de triglicérides. Enquanto as fibras musculares das pernas se esforçam para mover os pedais, o coração faz seu trabalho, levando sangue para todo o corpo.

Quem pedala metaboliza com mais rapidez as partículas de colesterol ruim, o LDL. Isso, por sua vez, diminui o risco de problemas nos vasos sanguíneos e no coração.

Para a frequência cardíaca, o ideal é intercalar longos períodos de pedaladas leves com momentos curtos de esforço mais intenso.

Cuidados Antes de Pedalar

Antes de começar a praticar ciclismo, é fundamental passar por uma avaliação médica, passando inclusive por um cardiologista.

Depois, para definir o volume, a intensidade e a frequência dos exercícios, o ideal é procurar a orientação de um ortopedista de forma preventiva, para reduzir os riscos de lesões.

De acordo com a OMS (Organização Mundial dе Saúde), para aproveitar ao máximo os benefícios, o ideal é pedalar entre 3 e 6 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos.

fonte: http://www.drsergiocosta.com.br/ciclismo.html

Sobre o autor:admin