START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

doctor-visit

Você sabia que a Osteoporose pode ser prevenível?

Aprendemos ainda pequenos, e de maneira simples, que a Osteoporose é o “desgaste do osso que aparece quando se fica velho”. Talvez seja por isso que muitos de nós deixemos para nos preocuparmos com isso quando estivermos mais velhos.

Dizem que a osteoporose não é evitável, pois é parte do nosso processo de envelhecimento assim como os cabelos ficarem brancos – é mentira. Podemos reduzir o risco de termos osteoporose sim.

A quantidade de osso, ou melhor, a quantidade de massa óssea que você adquire enquanto ainda é jovem determina a sua saúde óssea para o resto de sua vida. Pense no seu osso como um programa de previdência em que você pode juntar enquanto ainda é jovem para gastar quando a velhice chegar.

É essencial que as crianças, adolescentes e adultos jovens tenham uma dieta saudável rica em cálcio (que fortalece os ossos) e vitamina D (que desempenha um papel na absorção de cálcio), e pratiquem exercício para atingir a densidade óssea máxima. A atividade física é fundamental para os jovens construírem e terem ossos saudáveis. A prática dos esportes é muito importante: se você estiver jogando apenas no computador, pode esquecer.

De vez em quando, aparecem algumas maneiras milagrosas para prevenir a osteoporose como açafrão e vitamina K: não há nenhuma ciência por trás disso, estudos científicos sérios e robustos precisam atestar a veracidade dessas informações: não acredite. Não existe atalho, assim como em grande parte da vida.

O osso é um tecido vivo que passa por um processo constante de remodelação através da substituição de osso velho por novo osso saudável. Você sabia que o osso sangra? A osteoporose ocorre quando o osso novo que é produzido não consegue repor a perda de osso velho. O “saldo negativo” entre a produção e o gasto é o que reduz a densidade e a força dos ossos e que conduz a um aumento do risco de fratura. Muitas fraturas são dolorosas e, por vezes, cobram um preço muito alto: para pacientes idosos, uma fratura pode resultar em uma perda de independência, ou mesmo a perda da vida.

Seja saudável, tenha bons hábitos alimentares, pratique atividade física e aproveite a vida: sua mente e seu corpo vão agradecer.

fonte: http://www.bemestarmed.com.br/site/voce-sabia-que-a-osteoporose-pode-ser-prevenivel/

Sobre o autor:admin